segunda-feira, março 29, 2010

Braga SAD não presta contas à CMVM?

Sempre respeitei e continuo a respeitar a CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários), pelo papel que representa na regulação dos mercados de capitais, onde desde há algum tempo para cá também se inserem as SAD's dos clubes.
Esta entidade claro que tem de ser isenta, senão seria o descalabro total das empresas em Portugal, até porque os clubes são apenas uma infima parte da regulação efectuada por esta entidade. Há claro obrigações e comunicações que as empresas em geral, a as SAD's dos clubes em particular têm de observar, e ainda bem que assim é para que o mercado seja o mais transparente possível.
Há no entanto casos que não se entendem, ou se têm explicação, gostaria que alguém de direito o fizesse. Falo no caso da SAD do Sporting Clube de Braga, pois se formos consultar no site da CMVM, verificamos que esta SAD ainda não fez nenhuma comunicação referente a informação privilegiada no ano em curso (2010) (Ver este link), sendo a ultima comunicação a prestação de contas referente ao período 2006/2007 (?). Não há mais comunicações após este comunicado de 16 de Maio de 2008 (?). Então a SAD do Braga deixou de estar em actividade?
Verificando mais em pormenor vemos que a prestação de contas da SAD do Braga apenas foi feita por 2 vezes, em 16-05-2008, referente ao biénio 2006/2007, e em 23-01-2002 (?), referente ao exercicio de 2000/2001. Pergunto se não há prestação de contas à CMVM por parte desta SAD?
Mais outra comunicações:


Relatórios sobre o Governo das Sociedades
Não existem comunicações de relatórios sobre o governo das sociedades para esta entidade.
Titulares de Órgãos Sociais e Funcões
Até 22/12/2004, este tipo de informações era classificado comoOutras Comunicações”, onde podem ser consultadas as comunicações efectuadas até essa data. 
A SAD do Braga não tem responsáveis? A CMVM não sabe que são os responsáveis da SAD do Braga?

Quem quiser pode continuar aqui a ver esta situação que considero no minimo estranha, tanto mais que outras SAD's são obrigadas a comunicar qualquer situação por minima que seja.

Será que a SAD do Sporting de Braga não presta conta a ninguém, nem à CMVM?
Quem são esses senhores de Braga que vêm pregar moralidade na casa dos outros e não olham para a sua casa?
Onde está o Sr. Mesquita Machado para explicar estas situações e a relação do SC de Braga com a Câmara Municipal de Braga?
Será que alguém sabe o que se passa com a SAD deste clube? Se houver que me explique, porque a lei é para aplicar a todos.
Dura Lex Sed Lex.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá ! mas existe ou isto e ficção .

SAD do Sporting de Braga pede demissão de Ricardo Costa
25 MAR 10 às 16:59
O Sporting de Braga acusou hoje a Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) de um “vil ataque” ao clube na sequência de não ter sido reduzido o castigo de Vandinho e pediu a demissão de Ricardo Costa, presidente do órgão de justiça desportiva.
Em comunicado publicado, esta quinta-feira, no sítio do clube, a SAD bracarense considera “ultrajante” e “vergonhoso” o «vil ataque que o Sporting de Braga tem sido alvo por parte da CD da LPFP que mais não visa do que tentar desestabilizar ou enfraquecer» o clube desde a recepção ao Benfica, em Outubro de 2009.

A SAD do Sporting de Braga afirma estranhar que a demissão de Hermínio Loureiro não seja acompanhada pela do presidente da Comissão Disciplinar de Ricardo Costa.

«Será que ainda tem uma missão a cumprir? Será que ainda não chega de prejudicar o futebol português e, no caso particular, o Sporting de Braga? Será que não chega de protagonismo desmesurado e vaidades pessoais? Ou será que não se demite porque não o deixam?», interroga a SAD “arsenalista”.

O Braga considera que a suspensão de Vandinho, pela CD da Liga, deve-se ao «incómodo que a equipa de futebol vem causando com o segundo lugar que ocupa na tabela».

Para os responsáveis minhotos, «é inqualificável a perseguição que tem sido feita ao Sporting de Braga com a constante instauração de processos e com o uso de dois pesos e duas medidas por parte da CD, que tantas vezes fecha os olhos a agressões claras de atletas a colegas de profissão, mas que pune os atletas do Sporting de Braga sem qualquer tipo de factos que fundamentem as decisões».

Segundo a SAD, o Sporting de Braga tem sido «alvo de uma vergonhosa campanha levada a cabo pela CD da LPFP, ao “melhor” estilo inquisitório, que faria certamente a PIDE parecer meninos de coro».

Na conclusão, o Sporting de Braga diz que «não teme os processos que lhe vão ser movidos pela CD face ao presente comunicado. Nem a CD nem nenhum órgão da LPFP têm o poder de calar o Sporting de Braga - podem tentar, mas não vão conseguir!».

estaveborreias mentais só pode ser!
Há que ter respeito pelos outros, se se pretende que os outros tenham respeito por nós.


Estamos perante o q tem muitas vezes dito um mosquito a salvar um salvador da brita lar q rouba os bracarenses, onde ganha milhões milhões milhões em obras dadas pela câmara de braga(ganha sempre o mesmo , deve ser do charme ) do mosquito amigo! e só investigar este clube e quem são os seus dirigentes q gravitam a sua volta chega-se a máfia sempre do mosquito e salvador ,investigue-se este polvodo minho q crescev todos os dias ....

Gandhy disse...

Por acaso trabalho com Contabilidade e aliás sou Benfiquista, mas tenho a dizer que uma SAD ou qualquer outra empresa em formato SA, apenas tem de prestar contas à CMVM no caso de estar cotada em bolsa, o que não acontece com a SAD do braquinha. Esta apenas tem de prestar contas à administração fiscal, e ai a conversa é outra.

Paulo disse...

É portanto diferente a situação da SAD do Braga, das SAD's dos 3 grandes então, pelo simples facto da SAD bracarense não estar cotada em bolsa.
Compreendo, mas a CMVM não teria sempre de ser informada, mesmo assim?

Anónimo disse...

Não me parece assim tão limpo essa situação.
Se não são obrigados a entregar elementos à CMVM então porque entregam alguns anos e outros não?
Ou só entregam quando lhes apetece?
Não conheço a lei, mas parece-me que aqui há marosca...

Anónimo disse...

No ano de 2010/11, os activos da Sporting Clube de Braga, SAD diminuíram 37,2% enquanto os passivos diminuíram 53,1%, o que significa que a SAD não só reduziu o passivo como aumentou os capitais próprios, encntrando-se numa situação de grande estabilidade financeira. Importa realçar que foi amortizado 80,4% do valor da dívida à banca e 22,1% do valor das dívidas a terceiros. Depois do fecho das contas, a SAD já liquidou mais 46% da dívida à banca que agora se cifra em pouco mais de 1,5 milhões de euros.

As contas apresentadas não incluem os 7 milhões de euros recebidos pela transferência de Sílvio para o Atlético de Madrid (que poderão ser acrescidos de prémios em função da classificação obtida pelo clube espanhol), a aquisição sem custos de 10% do passe de Juan Carlos ao Real Madrid nem o possível encaixe de 15 milhões de euros caso se venha a confirmar a venda de Pizzi.
Escrito por Arsenal de Braga