terça-feira, novembro 06, 2007

Comunicado da FIFA

Peço a vossa atenção para um comunicado da FIFA.
A FIFA depois de consultar a UEFA entende sugerir ao International Board as seguinte alteração às regras do Futebol de forma a facilitar as decisões da FPF:

1 - Todo o jogador do fêquêpê que jogue a bola com a mão dentro da grande área não deve ser punido com o cartão vermelho só em casos excepcionais deverá ser mostrado o cartão amarelo.

2 - Sempre que um jogador do fêquêpê cair dentro da grande área (sua ou do adversário) deverá ser marcada grande penalidade contra a equipe adversaria e o jogador que estiver mais perto do jogador em queda punido com o cartão amarelo (mesmo que se encontre a 10 metros de distancia) se houver vários jogadores à mesma distancia deverão ser todos punidos com o respectivo cartão.

3 - É permitido aos jogadores do fêquêpê pontear os adversários mesmo quando estes se encontram no chão.

4 - É permitido aos jogadores do fêquêpê rasteirar os adversários. Se for por traz deverá ser marcada falta a favor do fêquêpê. Em qualquer dos casos se o árbitro mostrar algum cartão ao jogador do fêquêpê estará a praticar um erro gravíssimo pelo que deverá ser posto de lado e nunca mais apitar um jogo de futebol.

5 - Se um jogador do fêquêpê placar (como no Rugby) um jogador adversário o jogo deverá continuar e na primeira ocasião mostrado o cartão amarelo ao jogador placado.

6 - Não são permitidas faltas contra o fêquêpê durante as segundas partes dos jogos em que este clube se encontre a perder. Nestes casos deverá ser assinalada uma grande penalidade mesmo que não ocorra nenhuma das situações descritas no ponto 2.

7 - É obrigatório marcar pelo menos um pénalti por jogo a favor do fêquêpê.

8 - É obrigatório expulsar um jogador adversário por jogo.

9 - É obrigatório marcar pelo menos 3 faltas à entrada da área atacante do fêquêpê. Agradecemos que estas leis (ou complemento as leis)sejam aplicadas com efeitos retroactivos ao inicio da época devendo ser repetir todos os jogos em que existam situações em que algum destes artigos possa ser aplicado. Estamos certos que estas novas regras iram facilitar e muito o trabalho da FPF e da LPF podendo estes 2 organismos continuar a promover os árbitros seus associados.



Com os nossos melhores cumprimentos.
O Comité directivo da FIFA


Sem comentários: