quinta-feira, novembro 18, 2010

O clube do regime

Angelo Machado Presidente do F.C.P à direita com Salazar e a saudação fascista




No início dos anos 80 com a tomada de poder no F.C.Porto por parte de Pinto da Costa nasceu uma nova mentira, uma mentira que tem vindo a ser repetida ao longo dos anos e que visa desinformar os mais desinformados e principalmente as gerações mais recentes.
Diga-se em abono da verdade que a ideia está bem urdida, mas infelizmente a história dos anos negros da ditadura já foi escrita e por muito que tentem não a conseguem mudar ainda que a tentem manipular.

Ângelo Cesar Machado, presidente do F.C. Porto entre 1938 e 194.

Ângelo Cesar Machado nasceu em 1900 em Andrade, Viseu, formou-se em direito na Universidade de Coimbra.
Ângelo Machado amigo pessoal de Salazar e membro do Centro Católico, ajudou a fundar a Milícia Lusitana e depois se juntou à "Liga Nacional 28 de Maio" que posteriormente derrubou a I Republica Portuguesa e instituiu a Ditadura no nosso País.

Ângelo Cesar foi também Deputado na assembleia da Republica no consulado de Salazar, sendo inclusive um dos seus braços direitos e um dos grandes responsáveis para que Salazar subisse à Presidência do Conselho poder com os artigos que intelectuais que escrevia no jornal "Diário da Manha"

Durante os seus anos como Presidente do F.C. Porto conquistou 2 campeonatos 38/39 e 39/40
campeonatos esses que estão ligados a enormes suspeitas de corrupção.

Campeonato de 38/39 no campo da constituição disputava-se o ultimo minuto de jogo 3-3 era o resultado desse Porto-Benfica, o Porto apenas necessitava do empate para ser campeão, mas no ultimo minuto de jogo o Benfica marca e sagrar-se-ia campeão golo esse que foi imediatamente anulado pelo árbitro da partida por pretensa falta, (fotos mais tarde da Revista Stadium comprovaram que não existiu qualquer falta) como o golo anulado e a partida terminada o Porto sagrou-se campeão.

Campeonato de 39/40 
Àquela época o campeonato dividia-se em 2 fazes primeiro disputava-se os Regionais e seguidamente o nacional, apenas os 2 primeiros classificados de cada regional teriam acesso ao campeonato nacional, e os 3 e 4 cairiam para a 2ª divisão nacional.
A verdade é que com a influência de poder de Ângelo Machado junto da ditadura e de Salazar o Porto consegue o alargamento do campeonato nacional evitando assim a sua descida de divisão e posteriormente conquistou o campeonato nacional. 





Fonte: http://www.movimento.gloriosasfera.com/2010/11/ditadura-e-as-ligacoes-do-fc-porto.html

2 comentários:

Bimbosfera disse...

Boas! Gostava de entrar em contacto consigo para trocarmos umas ideias, pois agora anda um amigo meu, azul, a mandar-me imagens sobre o nosso clube, e eu fundamentei sempre muito a minha defesa, nossa defesa, do Benfica, sobre os pontos que aqui mostra. A questão é, tem, ou consegue fazer-me chegar, confirmações desses factos que sustentam o que aqui diz? Eu tenho usado e espalhado a palavra do seu blog, particularmente um post mais antigo já sobre este tema, e calhei a vir agora à Home e ver que tem este, provavelmente mais, e gostaria que me ajudasse. O que o meu amigo me mandou foram duas imagens, que lhe posso disponibilizar depois, uma do plantel, parece ser, do Benfica, a uma dada altura, a saudar à entrada do jogo, com a mão estendida, como a desta foto, não sei se eventualmente num jogo cá ou fora, Taça ou Campeonato, não sei mesmo, e uma outra coisa, que é um livro, aliás, ele mandou-me a carta, de um livro escrito por um «senhor» qualquer a dizer que o Benfica e o Salazar são do Benfica. Ou seja, para mim é uma vergonha, particularmente a capa do livro. E por isso o contacto, basicamente para me ajudar a chegar a esses dados...
Se o puder fazer, agradeço!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Paulo disse...

Olá Márcio, já há muito tempo que não vinha aqui e por isso não tinha visto o seu comentário.
Em relação às informações aqui disponibilizadas, como poderá ver no final do post, têm como fonte a gloriosasfera. Tem o link do artigo original no final.
Quanto a mais informações sobre este tema aconselho-o vivamente a ler o livro «O jogo de Salazar» de Ricardo Serrado. O conteúdo do livro é de uma tese de doutoramento feito pelo autor sobre o futebol no tempo de Salazar. Basicamente Salazar aproveitou-se do futebol para promover o Estado Novo e os Clubes eram fantoches do poder politico. No entanto se havia algum clube que o autor considera ter beneficiado com o Estado Novo, esse clube era afinal o Belenenses. Veja-se os símbolos do Belenenses por exemplo, são símbolos do Estado Novo.
Mas leia o livro, é uma opinião de alguém que me parece não ter preferências clubisticas e que por isso me merece credibilidade.
Diga-me depois o que achou.
Saudações benfiquistas.